Atualmente, vivemos em um mundo onde impera a tecnologia. a cada dia, somos cercados por novidades nos mais diversos ambientes que precisamos freqüentar: bancos,lojas, repartições públicas, aeroportos etc. Observando essas mudanças, percebemos que estamos diante de uma verdadeira revolução no mundo da interação e informação - a informatização.
Essa mudança atingiu todos os campos, inclusive o da educação. Para ela se criaram outras ferramentas de ensino -aprendizagem, haja vista que as crianças de hoje já nascem imbuídas no mundo tecnológico em que vivemos.
Não é de agora que a educação vem mostrando um novo paradigma educacional. A informática nela se faz presente como uma forma de facilitar o aprendizado e atrair o interesse dos alunos, pois já está provado que aprendemos mais sendo produtores, praticantes, do que mero expectadores.
A informática transformou-se num vasto instrumento educacional com inúmeras formas de exploração no âmbito escolar. O objetivo da educação é formar cidadãos, instruindo-os com conhecimento para, posteriormente, inseri-los no mundo e,sendo a informática uma grande divulgadora de saber, por que não uni-los? Essa é a proposta, a idéia, uni-las. verdadeiro "golpe de mestre", afinal ela pode ser usada em todas as áreas do saber de forma que o aluno compreenda, sistematize e amplie o conteúdo das diversas disciplinas das mais variadas formas: jogos, e-mail, blog, pesquisas - apenas algumas estratégias de ensino que podem ser usadas para atrair o interesse dos discentes.
Diante do exposto, podemos afirmar que a informática já é uma parte, um membro de um corpo chamado educação, que melhor fluirá quando for um todo harmonioso. Entretanto, deve-se ressaltar que nada disso será completo se não houver, verdadeiramente,uma política pública que invista na alfabetização digital, para que, no futuro, os cidadãos formados pela escola façam parte de um mundo digital e não se sintam fora dele.
Essa mudança atingiu todos os campos, inclusive o da educação. Para ela se criaram outras ferramentas de ensino -aprendizagem, haja vista que as crianças de hoje já nascem imbuídas no mundo tecnológico em que vivemos.
Não é de agora que a educação vem mostrando um novo paradigma educacional. A informática nela se faz presente como uma forma de facilitar o aprendizado e atrair o interesse dos alunos, pois já está provado que aprendemos mais sendo produtores, praticantes, do que mero expectadores.
A informática transformou-se num vasto instrumento educacional com inúmeras formas de exploração no âmbito escolar. O objetivo da educação é formar cidadãos, instruindo-os com conhecimento para, posteriormente, inseri-los no mundo e,sendo a informática uma grande divulgadora de saber, por que não uni-los? Essa é a proposta, a idéia, uni-las. verdadeiro "golpe de mestre", afinal ela pode ser usada em todas as áreas do saber de forma que o aluno compreenda, sistematize e amplie o conteúdo das diversas disciplinas das mais variadas formas: jogos, e-mail, blog, pesquisas - apenas algumas estratégias de ensino que podem ser usadas para atrair o interesse dos discentes.
Diante do exposto, podemos afirmar que a informática já é uma parte, um membro de um corpo chamado educação, que melhor fluirá quando for um todo harmonioso. Entretanto, deve-se ressaltar que nada disso será completo se não houver, verdadeiramente,uma política pública que invista na alfabetização digital, para que, no futuro, os cidadãos formados pela escola façam parte de um mundo digital e não se sintam fora dele.